TERMINAL SANTANA

CARA NOVA: TERMINAL SANTANA EM REFORMAS

Construído no início da década de 1970, o terminal Santana está passando por uma grande reformulação de toda sua estrutura. Com o objetivo de adequá-lo aos novos padrões de acessibilidade e realizar diversos reparos em sua infra-estrutura, o Metrô de São Paulo, responsável pela administração e manutenção do terminal está investindo cerca de R$ 1 milhão na revitalização de um dos pontos de transporte coletivo mais importantes da cidade.

Obras em todos os espaços do terminal Santana.
Serão realizados serviços de reparo estético das paredes em concreto; tratamentos de infiltração da cobertura do terminal de ônibus, inclusive com substituição de telhas se houver necessidade; manutenção das luminárias e a pintura completa de todo o terminal. Além disso, todo piso do terminal e do seu entorno está sendo substituído por um novo calçamento que atende as novas exigências municipais, e também a troca de todos os bancos. Outra novidade será a construção de um elevador para deficientes físicos, que ficará instalado na praça ao lado do terminal.

As obras de reforma e adequação do terminal do Metrô e ônibus Santana, e de todo seu entorno, estão programadas para serem concluídas em março de 2009. De acordo com o Metrô, o total de área construída do local é de 8.565 m² e tem capacidade para atender 30 mil passageiros/hora/pico. Daí a importância de um trabalho rápido e bem feito.

As obras levaram à alteração dos rotas dos ônibus no entorno do terminal.
Para os usuários da estação e do terminal Santana, a revitalização do local tem causado boa impressão, como afirma Maria Aparecida, que utiliza o terminal todos os dias para ir e voltar do serviço: “Acho a reforma muito bem-vinda, pois o local estava muito escuro”. No entanto, comerciantes da região afirmam que o ritmo das reformas desacelerou depois das eleições municipais. O ZNnaLinha vai acompanhar o ritmo das obras.

Devido à reforma do terminal, a São Paulo Transporte (SPTrans) informou a alteração de 15 linhas de ônibus que passam pelo terminal e arredores. A previsão é que as alterações sejam mantidas por 90 dias ou enquanto durarem as obras. Para mais informações sobre itinerários de linhas de ônibus acesse www.sptrans.com.br ou ligue 156.